Ainda falam dos chineses...

Já aqui lhe mostrámos por diversas ocasiões fabricantes chineses que se inspiram (em demasia) em modelos europeus, tais como o Range Rover Evoque, o Porsche Macan ou BMW i3 para aumentar o seu catálogo, reproduzindo cópias que mais parecem clones. E a avaliar pelo GTT que apareceu na última edição do SEMA, podemos dizer que os chineses começaram a fazer escola…

É que a empresa californiana "Zero to 60 Design" levou um Ford Mustang (denominado Zero to 60 Designs GTT) para o SEMA inspirado no Ford GT e existem tantos pontos em comum que a própria marca da oval azul já está a considerar avançar para uma acção legal.

A marca de Detroit não terá gostado que a "Zero to 60 Design" tenha ido "roubar" tantos pormenores (e tantos ângulos) ao Ford GT, acabando por desvirtuar o "desenho" do Mustang. Estamos a falar das "saias" laterais, da enorme grelha dianteira (imagem ao lado) e das entradas de ar por cima das rodas traseiras, sem esquecer o logo (idêntico ao do Ford GT) e a traseira, onde facilmente se identificam grupos ópticos e saídas de escape "inspiradas" no supercarro da Ford.

"Estamos conscientes do Mustang GTT da Zero to 60 Design", afirmou um porta-voz da Ford, citado pela publicação "Carscoops". "O Mustang e o GT incorporam elementos de design únicos que ajudam a identificar ambos como veículos Ford Performance. O departamento jurídico já está a investigar e a perceber a melhor forma de lidar com a situação", concluiu.

Certo, para já, é que estas investigações por parte do departamento jurídico da Ford "obrigaram" a "Zero to 60 Designs" a emitir um comunicado e a divulgar uma imagem onde o carro aparece com um novo logo (imagem ao lado), desta feita bastante diferente do usado nas primeiras imagens e que era em tudo semelhante ao do Ford GT.

A empresa da Califórnia clarificou ainda que o nome do modelo é "Zero to 60 Designs GTT" e não "Mustang GTT", adiantando também que o objectivo sempre foi "prestar homenagem ao Ford Mustang GT e ao Ford GT". "A última coisa que queremos é um confronto com a Ford. É precisamente o oposto. Escolhemos dois dos veículos mais inspiradores da indústria e fizemos a nossa própria interpretação deles", pode ainda ler-se.

O que é certo é que se a Ford decidir avançar com um processo este projecto pode acabar mesmo antes de começar, é que as semelhanças ao nível do design e do logo (inicial) são mais do que óbvias…

Em destaque